XXVIII Encontro de Lisboa - Díli

Encontros de Lisboa

15 out 2018

16 out 2018

Realizado pela primeira vez fora de Lisboa, o XXVIII Encontro de Lisboa dos Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa (BCPLP) teve lugar em Díli, nos dias 15 e 16 de outubro de 2018. Uma coorganização do Banco Central de Timor-Leste e do Banco de Portugal, o Encontro foi ocasião privilegiada para um debate franco e frutífero, perante uma abrangente audiência e o interesse dos meios de comunicação locais, beneficiando do acolhimento inexcedível do Banco Central de Timor-Leste.

Na sessão pública, que contou com uma apresentação do Governador Abrão de Vasconselos sobre os desenvolvimentos do sistema financeiro de Timor-Leste, o Governador do Banco de Portugal convidou os altos responsáveis dos bancos centrais presentes para um debate sobre os principais desafios e lacunas dos sistemas financeiros dos seus países. Destacaram-se preocupações comuns, centradas na eficiência do sistema e na sua legitimação perante a sociedade. Na sessão de trabalho, os BCPLP discutiram a atividade, resultados e perspetivas da cooperação.

O Diretor Executivo da constituição brasileira no FMI, Alexandre Tombini, que também representa Cabo Verde e Timor-Leste, foi orador no jantar oficial associado ao arranque dos trabalhos, tendo proferido uma intervenção sobre a conjuntura económica global e os seus desafios, com enfoque nas preocupações atuais das economias emergentes e nas temáticas da Global Policy Agenda, apresentada pela Managing Director do Fundo por ocasião das Reuniões Anuais realizadas em Bali nos dias imediatamente anteriores ao Encontro. O Diretor Executivo destacou que pela primeira vez o relatório anual do FMI foi publicado em português, estando disponível na internet.

Após o encerramento dos trabalhos, o BCTL proporcionou às delegações oportunidade para um conhecimento mais aprofundado da história e tradições de Timor-Leste.

 

Disponibilizam-se as conclusões do Encontro bem como um conjunto de imagens do Encontro e um depoimento da Dr.ª Maria José Sarmento sobre a importância da cooperação entre bancos centrais.

Programa

15:00

Intervenção de abertura

Abraão de Vasconselos - Governador do Banco Central de Timor-Leste

Carlos da Silva Costa - Governador do Banco de Portugal

15:30

O desenvolvimento do setor financeiro em Timor-Leste

Abraão de Vasconselos - Governador do Banco Central de Timor-Leste

16:15

Debate sobre os desafios do setor financeiro nos Países de Língua Portuguesa

Bancos Centrais dos Países de Língua Portuguesa

17:30

Encerramento da sessão

Galeria de Imagens

Video


Documentos

XXVIII Encontro de Lisboa - resumo da sessão públicaConclusões

XXVIII Encontro de Lisboa - resumo da sessão públicaConclusões