Todas a notícias TODAS AS NOTÍCIAS

Banco de Portugal publica estudo sobre o Acordo de Cooperação Cambial Portugal-Cabo Verde

O Banco de Portugal publicou hoje, na sua Revista de Estudos Económicos (Vol. 6, N.º 2), um artigo sobre os 20 anos de vigência do Acordo de Cooperação Cambial entre Portugal e Cabo Verde.

Intitulado "Acordo de Cooperação Cambial entre Portugal e Cabo Verde: caraterização, evolução e desafios após 20 anos", este estudo descreve o Acordo, as suas motivações e objetivos principais, a evolução macroeconómica de Cabo Verde – em termos reais, nominais, de finanças públicas e de contas externas – bem como algumas caraterísticas estruturais do lado da oferta, como a demografia e o grau de utilização do fator produtivo trabalho. São ainda identificados alguns desafios futuros que se colocam àquela economia.

O artigo de Correia, Cunha, Heitor, Maria e Saramago sustenta que o desempenho macroeconómico de Cabo Verde dos últimos 20 anos aponta para o cumprimento dos objetivos previstos — promover a estabilidade macroeconómica e financeira e a abertura ao exterior —, constituindo um caso de referência de cooperação internacional e do sucesso do estabelecimento de uma relação de paridade fixa.