Todas a notícias TODAS AS NOTÍCIAS

Inauguração da Nova Sede do Banco de Cabo Verde

Foi inaugurada no passado dia 11 de fevereiro a Nova Sede do Banco de Cabo Verde, numa cerimónia que contou a presença de altas individualidades cabo-verdianas, de representantes de instituições financeiras e de colaboradores do BCV.

Culminando um sonho de quase 30 anos, a Nova Sede do BCV constitui um reforço institucional e imprescindível para o desenvolvimento de um sistema financeiro moderno, tendo em conta o papel exigente do banco central, nomeadamente na salvaguarda da integridade e do funcionamento dos sistemas de pagamentos.

A obra foi projetada pelo Arquiteto Siza Vieira e inclui elementos únicos no país, tendo sido desenhada tendo em conta a integração com o meio envolvente, o aproveitamento da luz solar e a valorização de todo o espaço, procurando potenciar a funcionalidade dos serviços.

A Nova Sede do BCV foi inaugurada pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses Correia e Silva, na presença do Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Finanças, Dr. Olavo Correia, e do Governador do BCV, Dr. Óscar Santos. Para além das intervenções do Primeiro-Ministro e do Governador, a cerimónia contou com uma apresentação da obra pelo empreiteiro (SanJosé/SGL–ACE) e uma intervenção em vídeo do Arquiteto Siza Vieira.

Nesta ocasião os ex-governadores foram igualmente homenageados pelo seu desempenho ao longo da vida da instituição, tendo o ex-governador Dr. Carlos Burgo proferido umas breves palavras. A cerimónia encerrou com a bênção da obra pelo Bispo da Diocese de Santiago, Cardeal D. Arlindo Furtado.